Na última sexta-feira, dia 8 de março, a ARCA Brasil realizou a quarta edição do Seminário Veterinário Solidário
Durante a III Feira Internacional de Animais e Produtos Pet, a Pet Show. O evento consolida um ciclo que inclui apresentação no Congresso Mundial – WSAVA, ao levar subsídios técnicos em temas de forte demanda no dia-a-dia desses profissionais tão importantes para o bem estar dos bichos.
Fernanda Kerr, veterinária e coordenadora de Marketing e Projetos Especiais da ARCA, abriu o evento fazendo referência a uma nova era na relação com os animais. “Esse é o momento do nosso país unir forças em benefício dos profissionais, da sociedade e dos animais. 2013 é o ano da virada!”
Em seguida, passou a palavra ao presidente e fundador da ARCA Brasil, Marco Ciampi, que falou sobre os 20 anos de história e as importantes conquistas da ONG, cada vez mais uma referência na área. “A trajetória da ARCA Brasil se confunde com a evolução da proteção animal no País. Uma trajetória pautada pela independência, competência técnica e autonomia em relação a benesses governamentais”, declara Ciampi. “Juntos, estamos reescrevendo o capítulo da questão animal no Brasil.”, resume.
A segunda palestrante, Elissa Lane, diretora adjunta do Departamento de Proteção aos Animais de Produção da Humane Society International, atravessou o continente para trazer informações que empolgaram os profissionais presentes.
Com o tema “A conquista do bem estar animal: uma tendência global”, Lissy, como é conhecida, falou dos trabalhos desenvolvidos pela HSI, algumas com o apoio e parceria da ARCA no Brasil. Sua apresentação ressaltou ainda o fato de que, em outros lugares do mundo, os animais já estão sendo tratados com mais respeito e seriedade.
A União Europeia, por exemplo, há poucos dias proibiu a venda de cosméticos testados em animais; e nos EUA grandes redes de fast food já se comprometeram a adotar políticas mais humanitárias com relação aos animais de produção.
Para ela, o Brasil tem potencial para igualar ou até mesmo superar essa tendência.
As apresentações da manhã foram encerradas por Clayton Nagai, Mestre em Marketing de Serviços e Sócio Fundador da Cnagai Business Consulting, que já atuou como gestor de mais de 200 empresas de diversos segmentos no Brasil, entre elas, PAPAIZ, SABESP, ANCLIVEPA SP, Hospital Santa Inês e Provet.
Clayton mostrou os desafios do veterinário enquanto empresário bem sucedido e profissional socialmente responsável no século XXI. Apresentando exemplos concretos, a palestra empolgou a todos os presentes.
Os projetos, eventos e outras ações da ARCA BRASIL - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária, inauguraram uma nova era de esperança e respeito aos direitos dos animais no país.