ARCA Brasil
(11) 3031-6991
E-mail: [email protected]
Bárbara Fonseca
Gerente de Projetos
Marco Ciampi
Presidente da ARCA Brasil
PRESS RELEASES
Release – Famosos vestem a camisa e dizem NÃO à eutanásia de cães (CLIQUE AQUI)
A falta de uma política pública eficiente tem se traduzido na morte de milhares de cães e na disseminação da doença entre as pessoas.
Informação é a nossa arma para mudar esse cenário.
Amplificar a discussão e levar esclarecimento sobre o tema Leishmaniose Visceral Canina (LVC) a todos os proprietários e simpatizantes dos animais, à imprensa, às ONGs, à classe veterinária e às autoridades políticas e em saúde pública do Brasil: estes são os objetivos da Campanha “Combate à LVC”, encampada pela ARCA Brasil.
Essa terrível doença causa um grande impacto nas cidades endêmicas, aumentando o número de casos de abandono e maus-tratos a cães.
Somente a informação e a educação podem mudar esse cenário, munindo a sociedade de argumentos fundamentais para exigir mudanças efetivas em relação às políticas públicas, com proteção à saúde humana e respeito à vida animal.
Há mais de 50 anos as autoridades de saúde eliminam os cães positivos, apoiados em um decreto de 1963 (Decreto 51.858). O crescimento da doença comprova a ineficácia dessa questionável política.
Teremos duas mensagens principais em nossas peças:
– “Prevenção é a única solução!” – reforça o conceito de que a maioria das enfermidades podem ser evitadas se forem tomadas as medidas corretas. Hoje, no Brasil, é proibido tratar os cães portadores da doença: eles são instantaneamente encaminhados para a morte. Daí a importância de prevenir – no atual cenário, não há como “remediar”.
– “O cão não é o vilão” – frase amplamente utilizada por todos os movimentos de proteção animal e protetores independentes. As atuais políticas públicas de combate à leishmaniose se baseiam em matar os animais infectados. Trata-se de um equívoco, de uma medida cruel e desnecessária!
A campanha vai:
– Informar e educar a população;
– Promover debates que gerem conteúdos e atitudes positivas no enfrentamento da doença;
– Incentivar a atualização técnica dos profissionais da saúde, em especial dos médicos veterinários;
– Mudar o rumo das políticas de prevenção e combate em TODO o país – à semelhança do que é feito no exterior;
– Promover e divulgar medidas eficientes e humanitárias;
– Frear a disseminação da doença.
Sobre a LVC
A leishmaniose é uma doença crônica. Pode afetar cães e seres humanos. Sua transmissão se dá pela picada de flebotomínios (conhecidos popularmente como “mosquito-palha” ou “cangalhinha”). Se um flebotomínio pica um cão contaminado, e em seguida pica um ser humano, ocorre a transmissão.
No Brasil, existem atualmente seis espécies de Leishmania, e mais de 200 variedades de flebotomíneos – estes se reproduzem e multiplicam em material orgânico em decomposição. Sua incidência vem crescendo, e hoje a doença ocorre em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos.
Histórico de Eventos ARCA no tema LVC
2001 – Simpósio Internacional “Controle de zoonoses e as interações homem-animal” – OPAS/ARCA Brasil.
2005 – 2º. Seminário Veterinário Solidário Responsabilidade Social & Bem-Estar Animal, que aconteceu em 04.10.2005 no Hotel Transamérica, com a palestra “Leishmaniose: aspectos éticos e legais do atendimento clínico”.
2007 – Ciclo de Atualização ARCA Brasil – UAM, encontro que reuniu 210 estudantes e profissionais veterinários nos dias 23 e 24 de outubro, nas dependências e em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi. No programa, as medidas preventivas, as opções e métodos de diagnósticos para identificar o protozoário, além do polêmico tratamento para certos casos dos cães infectados.
2008 – 3º Seminário Veterinário Solidário: Responsabilidade Social & Crescimento Profissional – “Leishmaniose: aspectos éticos e legais do atendimento clínico”.
2012 – Ciclo de Atualização da Campanha – Palestra: Leishmaniose! Não espere ela bater à sua porta. A prevenção está em suas mãos! Palestrante: Dr. Vitor Márcio Ribeiro, PhD. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia — USP
03/2013 – 4º. Seminário Veterinário Solidário Responsabilidade Social & Bem-Estar Animal – durante a III PETSHOW
Palestra: Leishmaniose! Não espere ela bater à sua porta. Saiba como proceder com os especialistas. Dr. Fábio Nogueira e Dra Ingrid Menz.
Mesa Redonda: Programa Nacional de Combate à LVC: Revisão Já! Dr Fábio Nogueira, Dra Ingrid Menz, Dr Claudio Rossi, Dra Mitika Hagiwara e Dra Andrea Silva.
05/13 – World Leish 5 – Porto de Galinhas/Brasil. Maior evento sobre leishmaniose no mundo. Cerca de 3.000 participantes entre médicos, pesquisadores, veterinários, governos de vários países. Palestra (Hot Spot) “Tratar ou Matar: Qual Direção Deve a Sociedade (e os Cães) Seguir?”. Foram quatro debatedores: Vera Camargo e Francisco Edilson, pelo lado governamental e, defendendo uma mudança no quadro atual, o veterinário Vitor Ribeiro, do Brasileish, e Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil.
12/13 – X Simpósio Internacional de Leishmaniose (Anclivepa MG) – Belo Horizonte, MG. Palestra: A sociedade civil e a eliminação canina em massa no Brasil. Marco Ciampi, presidente da ARCA Brasil.
SOBRE A ARCA BRASIL
Atuando desde 1993 na área do bem estar animal, a ARCA Brasil é reconhecida por seus projetos municipais pioneiros de controle ético da população de cães e gatos, por seus congressos, seminários e treinamentos voltados aos setores técnicos, alguns deles com a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS ) e diversas instituições nacionais.
Hoje, a organização é referência para a grande imprensa e para os profissionais do setor em que atua, sendo fonte para entrevistas em veículos da grande mídia, demonstrando idoneidade e força junto à sociedade e aos meios de comunicação.
Em 23 anos de atuação, os projetos, eventos e outras ações da ARCA BRASIL - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária, inauguraram uma nova era de esperança e respeito aos direitos dos animais no país.