A Virbac Saúde Animal traz para o Brasil uma nova ferramenta para auxiliar no tratamento e no controle dos animais infectados pela Leishmaniose Visceral Canina (LVC).
A Leishmaniose Visceral é uma doença infecciosa, não contagiosa, de caráter crônico, com grande repercussão clínica, em quase todos os sistemas do organismo. Nos animais, frequentemente encontramos quadros de inflamações de pele, inchaço de gânglios, alterações nos olhos, nos ossos e articulações e nos rins, que quase sempre evoluem para o óbito.
Por ser considerada uma zoonose, desperta grande interesse na Saúde Pública, sendo pesquisada e estudada por médicos veterinários, infectologistas, biólogos e epidemiologistas.
Os animais domésticos, em especial os cães, podem servir de reservatórios do parasito, desempenhando um importante papel no ciclo epidemiológico da doença.
A melhora clínica do animal, com uma importante redução de sua carga de leishmanias reduzem a possibilidade de contaminação do flebotomíneo (mosquito-palha) e, consequentemente, a transmissão da doença.
O acompanhamento clínico e laboratorial do animal tratado é de extrema importância para a saúde pública. Também, a permanente utilização de inseticidas e repelentes do mosquito ajuda a prevenir reinfecções e recidivas nos cães.
Virbac CLUB PET app: cães em tratamento precisam ser monitorados. Para auxiliar nesse controle, a Virbac disponibiliza um aplicativo (Android/IOS) que, entre outros, envia lembretes para retorno à clinica e manutenção do tratamento. Saiba mais: http://virbacclubpet.com.br/
Atenção: Veterinários cadastrados associados ao Virbac CLUB PET gozam de descontos para exames diagnósticos de triagem; sorológico e parasitológico na rede de laboratórios TECSA.
Informações sobre Milteforan™ e tratamento da LVC: 0800 770 5050
MEDICAMENTO VETERINÁRIO É MAIS UMA ESPERANÇA PARA O CONTROLE DA DOENÇA
A miltefosina, princípio ativo do Milteforan™, foi descoberta na Alemanha e durante muitos anos foi utilizada como droga antineoplásica. Na década de 80 sua ação leishmanicida foi demonstrada tanto em estudos “in vitro” como “in vivo”.
A Virbac, em colaboração com Aeterna Zentaris, desenvolveu uma formulação específica para uso veterinário na Europa, onde o Milteforan™ vem sendo utilizado há anos com grande sucesso na Espanha, Portugal, Itália, Grécia, e França.
“É um fármaco de amplo espectro de ação, com efeito leishmanicida e não dependente do sistema imune”, explica Valdir Avino, Médico Veterinário formado pela Universidade de São Paulo. “Os estudos demonstraram que o produto, de acordo com o esquema terapêutico proposto, tem a eficácia e a segurança clínica desejadas em cães”.
“Em estudos realizados na Europa e no Brasil, a Miltefosina demonstrou ser extremamente eficaz para o tratamento da LVC, com melhora clínica do animal, redução da carga parasitária, e consequente bloqueio da transmissão para os flebotomíneos”, informa Fábio Nogueira, Mestre e Doutor pela FMVZ UNESP Botucatu e professor da FEA – Andradina SP.
A Médica Veterinária Ingrid Menz, graduada pela Universidade de São Paulo e doutora em Microbiologia e Imunologia pela Escola de Veterinária de Hannover, Alemanha, acrescenta: “Os europeus realizaram diversos trabalhos independentes em Universidades. Os animais apresentaram recuperação clínica e parâmetros hematológicos normalizados”.
Em 23 anos de atuação, os projetos, eventos e outras ações da ARCA BRASIL - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária, inauguraram uma nova era de esperança e respeito aos direitos dos animais no país.