BUSCA
O Cão não é o vilãoO Cão não é o vilãoO Cão não é o vilãoO Cão não é o vilão
O Cão não é o vilão
  • Home
  • A Campanha
    • Legislação
    • Guarda Responsável e Saúde Pública
    • Recomendações OMS
    • Assine a Petição
    • Quem Somos
    • Entidades Apoiadoras
    • Histórico ARCA Brasil no combate à LVC
  • Sobre LV
    • Definição e Transmissão
    • Prevenção
    • Diagnóstico
    • Sintomas
    • Tratamento
    • Depoimentos
    • Assessoria Técnica
    • Conteúdo para Vets
    • Eventos
  • Blog
  • FAQ
  • Contato
bcampanha

SOBRE A CAMPANHA

Atenta ao avanço da Leishmaniose Visceral Canina (LVC) em todo o País, a ARCA Brasil abraçou um desafio: desde 2012, a entidade realiza uma campanha específica para: a) divulgar informações sobre a doença; b) conscientizar as pessoas sobre a importância de adotar métodos preventivos; e c) lutar por mudanças na legislação e nos protocolos seguidos pela classe veterinária na abordagem dessa doença, sempre com o intuito de, simultaneamente, preservar vidas humanas e de animais.

O trabalho efetuado pela ARCA Brasil tem forte respaldo técnico, conforme pode ser constatado na linha do tempo que apresentamos a seguir.

LINHA DO TEMPO – Confira a intensa mobilização da ARCA Brasil neste tema:

1997/1998/2000 – Congressos Brasileiros de Bem-Estar Animal

2001 – Simpósio Internacional “Controle de zoonoses e as interações homem-animal” – OPAS/ARCA Brasil.

2005 – 2º. Seminário Veterinário Solidário – Responsabilidade Social & Bem-Estar Animal, que aconteceu em outubro de 2005 no Hotel Transamérica, em São Paulo, com a palestra: “Leishmaniose: aspectos éticos e legais do atendimento clínico”.

2005 – “Uma luz sobre a Leishmaniose”.

2005 – Única entidade de proteção animal convidada para participar do encontro com a Organização Pan-Americana de Saúde.

2006 – Animais são poupados da eutanásia em MG.
“Doença atinge de 5% a 7% da população canina de Belo Horizonte”.

2007 – A ARCA Brasil denuncia: “Campo Grande (MS) matou milhares de animais no passado, sem resultados significativos. Em 2007, a prefeitura local interrompeu a eliminação dos cães e passou a investir em prevenção, distribuindo mais de 100 mil coleiras repelentes à população.

2007 – Ciclo de Atualização ARCA Brasil – UAM, encontro que reuniu 210 estudantes e profissionais veterinários na Universidade Anhembi Morumbi, parceira do evento. No programa, as medidas preventivas, as opções e métodos de diagnósticos para identificar o protozoário, além do polêmico tratamento para certos casos dos cães infectados.

2007 – Ciclos de Treinamento (Veterinário Solidário) da ARCA Brasil, voltados para o ambiente acadêmico. Proferida a palestra: “Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e sua eminente chegada à capital paulista”.

2008 – 3º Seminário Veterinário Solidário: Responsabilidade Social & Crescimento Profissional – “Leishmaniose: aspectos éticos e legais do atendimento clínico”.

2008 – Especialista fala sobre a “vilanização” de animais reservatórios da doença, eliminados por esse motivo.

2008 – Portaria que proíbe a utilização de medicamentos humanos nos animais entra em vigor. ARCA Brasil imediatamente reage à medida e passa a discutir com seus consultores técnicos possíveis formas de revertê-la.

2008 – Maria Lucia Metello, médica veterinária que saiu em defesa do direito à vida de milhares de cães condenados em Campo Grande, MS, é entrevistada pelo Notícias da ARCA: “Esta portaria é nada mais, nada menos, que o reflexo da arrogante e retrógrada política pública adotada pelo país, que não tem mostrado preocupar-se com a legislação, com a ética e com a moral. O tratamento adequado, ministrado por médico veterinário, é um recurso que a ciência nos oferece e terá de ser permitido!”.

2008 – Terceiro Seminário ARCA Brasil aborda a questão da Leishmaniose.

2009 – ARCA Brasil coordena a grade de Bem-Estar Animal no maior evento mundial de veterinária – WSVA

2009 – Desafio de combate à Leishmaniose é um dos temas debatidos.

2011 – Matérias sobre microchipagem discutem a importância da identificação e do monitoramento dos animais no controle da Leishmaionse.

2012 – Ciclo de Atualização da Campanha – Palestra: Leishmaniose! Não espere ela bater à sua porta. A prevenção está em suas mãos! Palestrante: Dr. Vitor Márcio Ribeiro, PhD. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia — USP

2012 – Lançada a Campanha “Prevenção é a única solução”

2013 – 4º Seminário ARCA Brasil. A Leishmaniose é destaque na programação.

2013:  Participação de debate no WorldLeish 5, o maior evento sobre a doença do mundo.

2013 – Impacto da derrubada da Portaria 1426/08 na rotina clínica: Notícias da ARCA conversa com Wagner Leão, autor da ação que derrubou a Portaria: “ A Portaria é ilegal, já que extrapola a garantia do livre exercício profissional do médico veterinário, além de afrontar a lei do meio ambiente e a Declaração Universal dos Direitos dos Animais(…)”

2014 – Vacina contra leishmaniose tem eficácia de 96%
Andréa Castro, gerente regional da linha Pequenos Animais da Hertape Calier Saúde Animal, defende que clínicos veterinários devem orientar todos os guardiães de cães a vacinarem seus pets

2014 – Principal jornal de Brasília dá destaque à Leishmaniose
ARCA Brasil foi ouvida pelo veículo e deu o seu recado em favor dos animais e da sociedade brasileira. A seguir, trecho reproduzido da matéria

2014 – A mais grave zoonose do País
Em mais uma matéria sobre seus 21 anos de luta pelos animais, a ARCA Brasil lança luzes sobre a Leishmaniose – tema que está na pauta da entidade há mais de uma década!

2014 – LEISHMANIOSE: DECISÕES POLÍTICAS E NÃO TÉCNICAS?
Para especialista, “é preciso ouvir a comunidade científica em alto nível, para tomar decisões embasadas”.

2014 – Todas as forças contra a Leishmaniose Visceral
Evidências científicas mostram que eliminação de cães não é o caminho

2014 – Leishmaniose: Substitutivo ao PL 1738/2011
Foi apresentado o parecer do Dep. Mandetta (DEM-SP) referente ao PL 1738/2011, pela instituição de uma Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose animal.

2014 – Leishmaniose: Substitutivo ao PL 1738/2011
Foi apresentado o parecer do Dep. Mandetta (DEM-SP) referente ao PL 1738/2011, pela instituição de uma Política Nacional de Vacinação contra a Leishmaniose animal.

2015 – Matérias ARCA Brasil sobre a leishmaniose na revista Nosso Clínico                                            http://ocaonaoeovilao.org.br/blog.html

2016: Lançada a 2ª etapa da Campanha “Prevenção é a Melhor Solução”.

2016: VITÓRIA!

Após anos de lutas e esforços, foi homologado pelo Ministério da Saúde em 28.08 o registro do Milteforan, a primeira droga de uso exclusivo na veterinária, utilizada na Europa e outros países, no tratamento da Leishmaniose Visceral Canina.

Essa conquista põe fim a décadas de conflitos que inclui tutores em busca de tratar animais infectados e médicos veterinários, até o momento, perseguidos na tentativa genuína de curá-los.

CONTRIBUA PARA MUDAR A ATUAL POLÍTICA DE CONTROLE DA LEISHMANIOSE NO PAÍS. ASSINE A PETIÇÃO! 

Nós pleiteamos:

1. Substituição do Decreto No. 51.838, de março de 1963

É ultrapassado e preconiza a eutanásia de cães como método para o controle do avanço da Leishmaniose Visceral Canina. É urgente que a legislação seja atualizada para se adequar aos novos tempos, ao atual cenário da Medicina e às novas percepções da sociedade.

2. Revisão do Programa de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral

Conforme atestam vários estudos, as políticas centradas na eliminação do(s) reservatório(s) animais (cães e outros mamíferos) no combate a doenças transmitidas por vetores são ineficientes e cruéis. Pleiteamos a atualização dessas diretrizes.

3. Implementação de Programas Municipais de Controle de Natalidade de Cães e Gatos

Facilitar o acesso da população à esterilização (castração) de seus animais de companhia, em estabelecimentos veterinários públicos ou por meio de convênio com clínicas particulares, universidades e Organizações Não Governamentais (ONGs). A medida é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle de zoonoses, como a raiva, a LVC e outras.

4. Criação do Conselho Consultivo Permanente para a Vigilância e o Controle da Leishmaniose Visceral

Composto por técnicos do Ministério da Saúde (MS), MAPA, médicos, médicos veterinários (*), entidades referência (SBMT, BRASILEISH – Grupo de Estudo em Leishmaniose Animal), entidades de classe (Conselho Federal de Medicina Veterinária, Conselhos Regionais de Medicina Veterinária, Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – ANCLIVEPA Brasil e ANCLIVEPAs Regionais), pesquisadores, Ordem de Advogados do Brasil, ONGs e demais representantes da sociedade civil, para a revisão das políticas de controle da doença.

5. Apoio ao PL 1738/2011, autoria Deputado Federal Geraldo Resende

Por uma lei que regulamente a Política Nacional de Vacinação contra a LVC, gratuita em território nacional, e o tratamento de cães e gatos infectados, com medicamentos específicos para animais ou de uso humano.

6. Revisão na tributação de produtos veterinários preventivos de zoonoses

A eliminação dos tributos sobre esse tipo de medicamento propiciará a redução de seus preços, aumentando o acesso da população às possibilidades de prevenção e tratamento.

7. Criação dos Centros de Referência e Tratamento da LVC

Objetivo é permitir que animais soropositivos para a LVC recebam tratamento em estabelecimentos veterinários, universidades e ONGs devidamente credenciadas, com protocolos previamente definidos e notificação obrigatória.

8. Exames de contraprova

Objetivo é reduzir o número de animais erroneamente diagnosticados com a doença

9. Implementação do Cadastro Nacional de Registro e Identificação Animal

Elemento fundamental para o correto dimensionamento e efetivo “controle” das populações de cães e gatos. Essa medida, preconizada pela Organização Mundial de Saúde, permite também imputar penalidades por abandono e maus-tratos aos animais.

10. Campanhas Educativas focadas no “mosquito” vetor

Amplo trabalho educativo com formato semelhante ao adotado para o combate ao Aedes Aegypti.

11. Diretrizes e métodos para eutanásia dos animais

A eutanásia só será praticada quando sua necessidade for comprovada, por meio de atestado médico veterinário e em conformidade com a Resolução 1.000/2012 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, pelos Centros de Controle de Zoonoses e/ou órgãos públicos, além de autorização por escrito do proprietário ou responsável legal.

12. Campanhas públicas de prevenção à LVC

Com o uso de coleiras ou outros métodos preventivos de eficácia comprovada.

assine

Em 23 anos de atuação, os projetos, eventos e outras ações da ARCA BRASIL - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária, inauguraram uma nova era de esperança e respeito aos direitos dos animais no país.

TAGS

Ambiente arca Arnaldo Antunes Brasileish Bruna Lombardi Calazar campanha Causas Celebridades Cléo Pires Combate Controle Dani Lins Dengue Diagnóstico Doda Miranda Ellen Jabour Entevista Entrevista Eutanásia Fafá de Belém famosos Fernanda Tavares Fiorella Mattheis Giovanna Ewbank Guarda Responsável Legislação Leishmaniose Manejo Matéria maus-tratos mosquito-palha Nasi Nosso Clínico Políticas prevenção Tendências Thaila Ayala Tratamento Vacina Vacinação Yasmin Brunet Zoonoses

CONTATO

ARCA Brasil - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal
Rua Harmonia, 927 - Cep: 05435-001 - São Paulo - SP
Tel: 11 3031-6991
  • A Campanha
  • Assessoria de Imprensa
  • Assessoria Técnica
  • Assine a Petição
  • Blog
  • Busca
  • Contato
  • Definição e Transmissão
  • Depoimentos
  • Diagnóstico
  • Educação e combate à leishmaniose estão entre os legados das Olímpiadas
  • Entidades Apoiadoras
  • Eventos
  • Famosos vestem a camisa
  • Guarda Responsável
  • Histórico
  • Histórico ARCA Brasil no combate à LVC
  • Home
  • Home- copy
  • Legislação
  • Material de Apoio
  • Perguntas Frequentes
  • Prevenção
  • Produto
  • Quem Somos
  • Recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)
  • Revolução no tratamento da LVC
  • Sintomas
  • Sobre LV
  • Tratamento
  • Um momento de reflexão
  • Vídeos
  • Virbac Saúde Animal
O Cão não é o vilão