DIAGNÓSTICO
O grande desafio dessa doença é o diagnóstico.
O cão infectado pode levar meses para apresentar algum sintoma, e nenhum deles é exclusivo dessa doença. Portanto, só o médico veterinário, baseado em exames clínicos modernos, pode dar um diagnóstico preciso.
Todo cuidado é pouco quando se trata de um resultado positivo, pois ele pode ser falso. Nas provas sorológicas (feitas com o sangue do animal), incluindo a realizada pelo Ministério da Saúde, há a possibilidade de falsos-positivos e falsos-negativos, principalmente pela ocorrência de reações cruzadas com outras doenças parasitárias (Ex: Babésia ou “doença do carrapato”).
Além dos testes sorológicos, há também os Testes Rápidos, de alta precisão, realizados na própria clínica. O resultado leva 10 ou 15 minutos e o custo é acessível.
Provas mais específicas, como a citologia aspirativa de linfonodo ou medula óssea e reação em cadeia pela polimerase (PCR), são utilizadas como contraprovas.
Atenção: Veterinários cadastrados associados ao Virbac CLUB PET* gozam de descontos para exames diagnósticos de triagem, sorológico e parasitológico na rede de laboratórios TECSA. Saiba mais: http://virbacclubpet.com.br
* Aplicativo (Android/iOS) que envia lembretes para retorno à clinica e manutenção do tratamento.
Para maiores detalhes sobre DIAGNÓSTICO assista ao vídeo com orientações do Prof. Marcio Moreira: