Fundada em 1993, a ARCA Brasil tem uma história
Castrações, por exemplo: a ARCA Brasil foi a primeira ONG do país a elaborar um projeto municipal para o controle de populações de cães e gatos. Esse “piloto” aconteceu em Taboão da Serra (SP), e inspirou políticas públicas em muitas cidades—na capital paulista, inclusive.
Por conta desse projeto-piloto em Taboão da Serra, a ARCA Brasil também foi a primeira entidade protetora de animais a envolver entes públicos, universidades, classe veterinária e outras ONGs protetoras na busca por um controle ético da população de cães e gatos.
Os médicos veterinários, aliás, sempre foram alvos primordiais para a ARCA Brasil, que disponibilizou a eles inúmeras possibilidades de atualização e de acesso a debates modernizadores, por meio de congressos, seminários e treinamentos voltados aos setores técnicos, alguns deles com a participação da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e destacadas instituições nacionais.
Hoje, a ARCA Brasil é referência para os profissionais de saúde animal. E, graças à sua idoneidade, também é fonte preferencial para entrevistas em veículos da grande mídia, com significativa penetração junto à sociedade e aos meios de comunicação.
Desde 1997, a ARCA Brasil promove debates e discute formas alternativas ao combate à LVC em eventos e treinamentos, com a presença de especialistas da OMS, OPAS, FUNASA, Instituto Pasteur e outros organismos.
A LVC também foi discutida em quatro edições do Seminário Veterinário Solidário, fornecendo conhecimentos fundamentais a esse profissional tão essencial ao correto enfrentamento da doença.
1997/1998/2000 – Congressos Brasileiros de Bem-Estar Animal
2001 – Simpósio Internacional “Controle de zoonoses e as interações homem-animal” – OPAS/ARCA Brasil.
2005 – 2º. Seminário Veterinário Solidário – Responsabilidade Social & Bem-Estar Animal, que aconteceu em outubro de 2005 no Hotel Transamérica, em São Paulo, com a palestra: “Leishmaniose: aspectos éticos e legais do atendimento clínico”.
2005 – “Uma luz sobre a Leishmaniose”.
2005 – Única entidade de proteção animal convidada para participar do encontro com a Organização Pan-Americana de Saúde.
2006 – Animais são poupados da eutanásia em MG. “Doença atinge de 5% a 7% da população canina de Belo Horizonte”.
2007 – A ARCA Brasil denuncia: “Campo Grande (MS) matou milhares de animais no passado, sem resultados significativos. Em 2007, a prefeitura local interrompeu a eliminação dos cães e passou a investir em prevenção, distribuindo mais de 100 mil coleiras repelentes à população.
2007 – <Ciclo de Atualização ARCA Brasil – UAM, encontro que reuniu 210 estudantes e profissionais veterinários na Universidade Anhembi Morumbi, parceira do evento. No programa, as medidas preventivas, as opções e métodos de diagnósticos para identificar o protozoário, além do polêmico tratamento para certos casos dos cães infectados.
2007 – Ciclos de Treinamento (Veterinário Solidário) da ARCA Brasil, voltados para o ambiente acadêmico. Proferida a palestra: “Leishmaniose Visceral Canina (LVC) e sua eminente chegada à capital paulista”.
2008 – 3º Seminário Veterinário Solidário: Responsabilidade Social & Crescimento Profissional – “Leishmaniose: aspectos éticos e legais do atendimento clínico”.
2008 – Especialista fala sobre a “vilanização” de animais reservatórios da doença, eliminados por esse motivo.
2008 – Portaria que proíbe a utilização de medicamentos humanos nos animais entra em vigor. ARCA Brasil imediatamente reage à medida e passa a discutir com seus consultores técnicos possíveis formas de revertê-la.
2008 – Maria Lucia Metello, médica veterinária que saiu em defesa do direito à vida de milhares de cães condenados em Campo Grande, MS, é entrevistada pelo Notícias da ARCA:“Esta portaria é nada mais, nada menos, que o reflexo da arrogante e retrógrada política pública adotada pelo país, que não tem mostrado preocupar-se com a legislação, com a ética e com a moral. O tratamento adequado, ministrado por médico veterinário, é um recurso que a ciência nos oferece e terá de ser permitido!”.
2008 – Terceiro Seminário ARCA Brasil aborda a questão da Leishmaniose.
2009 – ARCA Brasil coordena a grade de Bem-Estar Animal no maior evento mundial de veterinária – WSVA
2009 – Desafio de combate à Leishmaniose é um dos temas debatidos.
2011 – Matérias sobre microchipagem discutem a importância da identificação e do monitoramento dos animais no controle da Leishmaionse.
2012 – Ciclo de Atualização da Campanha – Palestra: Leishmaniose! Não espere ela bater à sua porta. A prevenção está em suas mãos! Palestrante: Dr. Vitor Márcio Ribeiro, PhD. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia — USP
2012 – Lançada a Campanha “Prevenção é a única solução”
2013 – 4º Seminário ARCA Brasil. A Leishmaniose é destaque na programação.
2013: Participação de debate no WorldLeish 5, o maior evento sobre a doença do mundo.
2013 – Impacto da derrubada da Portaria 1426/08 na rotina clínica: Notícias da ARCA conversa com Wagner Leão, autor da ação que derrubou a Portaria: “ A Portaria é ilegal, já que extrapola a garantia do livre exercício profissional do médico veterinário, além de afrontar a lei do meio ambiente e a Declaração Universal dos Direitos dos Animais(…)”
Em 23 anos de atuação, os projetos, eventos e outras ações da ARCA BRASIL - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária, inauguraram uma nova era de esperança e respeito aos direitos dos animais no país.