Animais de produção
Enquanto o homem se alimentar de carne ou utilizar produtos como leites e ovos, animais serão criados, transportados e abatidos.
Entre os mais utilizados para estes fins estão galinhas, vacas e porcos, espécies que formam as maiores populações de animais do planeta em interação direta com o homem, tornando essa a área de maior potencial de sofrimentos para os bichos.
No Brasil, o número de animais em granjas, pastos e similares está na casa dos bilhões, assim como na China e nos Estados Unidos, alguns dos maiores produtores mundiais.
Tradicionalmente, a pecuária leva em conta apenas os paradigmas econômicos, com produções em larga escala, onde animal é despojado de sua condição de ser vivo complexo e sensível, podendo ser mantido em situações degradantes.
A conquista do bem-estar dos animais de produção é uma questão cada vez mais premente em nossa sociedade. AARCA Brasil acredita que prevenir, reduzir ou acabar com o sofrimento destas imensas populações são passos necessários na evolução dos preceitos éticos e humanitários de nossa civilização.
Em 1979, o Conselho de Bem-Estar dos Animais de Produção (FAWC – sigla em inglês) definiu as Cinco Liberdades. Veja abaixo esses princípios com comentários e considerações da Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals (RSPCA):
– Livre de fome e sede;
pelo acesso constante à água e a uma dieta que mantenha sua saúde e vigor integrais.
– Livre de desconforto;
pelo fornecimento de um meio ambiente apropriado com abrigo e área de descanso confortáveis.
– Livre de dor, ferimentos e outras ameaças à sua saúde;
pela prevenção ou a rapidez no diagnóstico e tratamento.
– Livre para expressar seu comportamento natural;
pelo fornecimento de espaço suficiente, instalações apropriadas e a companhia de outros animais da sua espécie.
– Livre de medo e stress;
pela manutenção de condições de tratamento que evitem sofrimentos mentais e psicológicos.
Campanha pelo Fim do Confinamento Intensivo
Em 2007, a ARCA Brasil lançou a Campanha pelo Fim do Confinamento Intensivo Animal, um grande passo em uma área da proteção animal praticamente intocada em nosso país. O foco inicial será as galinhas poedeiras e as porcas gestantes ou lactentes. Um portal completo com informações sobre esse tema foi lançado em 2009. Confira! www.confinamentoanimal.org.br