…ou nas nuvens, se o amigão for parceiro em viagem aérea. Após o sucesso da matéria “Vou deixar”, confira como levar seu pet a qualquer canto, sem enfrentar contratempos.
Lutar contra o abandono é uma bandeira antiga da ARCA Brasil. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é por meio de uma comunicação assertiva e rica em orientações.
Infelizmente, por falta de informação, insensibilidade ou pura ignorância, ainda existem pessoas que abrem mão de seus companheiros de quatro patas quando viajam. Nada justifica uma atitude dessas, que acarreta imenso sofrimento ao animal.
Dando continuidade à série “Todos contra o abandono”, a ARCA Brasil organizou um Guia para os tutores que decidiram levar o pet juntinho na viagem de férias. Não deixe para a última hora!
VIAGENS AÉREAS
Cia Aérea: Azul
– Caixa de Transporte: container (kennel) rígido ou mala flexível;
– Transporte apenas na cabine e pets até 5kg, em razão das “configurações internas da cabine e para maior conforto dos passageiros”.
Obs.: Não transporta pets nos bagageiros porque estes não são “climatizados”.
– Máximo de três pets por embarque.
– Voos internacionais: Não transporta pets em voos internacionais.
Documentos necessários:
– Comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada (última dose deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano em relação à data do embarque).
– Atestado de saúde do animal, emitido por médico veterinário.
Obs.: o atestado tem validade de 10 (dez) dias, caso a viagem ultrapasse esse tempo, é necessário nova consulta e um novo atestado.
Cia Aérea: Gol
– Caixa de Transporte: container (kennel) rígido ou mala flexível.
– Transporte na cabine até 10 kg. Pets acima deste peso devem viajar no bagageiro (peso máximo por pet: 30 kg).
– Máximo de quatro pets por embarque.
Documentos necessários:
– (vide acima)
Voos internacionais: necessário o CVI – Certificado Veterinário Internacional (válido por 60 dias contados a partir da emissão).
Cia Aérea: Latam
– Caixa de Transporte: container (kennel) rígido ou mala flexível;
– Transporte na cabine até 7kg. Pets de grande porte devem ser transportados exclusivamente com a bagagem. Confira as condições e tarifas: https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/como-viajar-com-cachorro-e-gato/;
– Máximo de três pets por embarque.
Documentos necessários:
– “Carteira de vacinação atualizada do animal”, além de Comprovante da vacinação antirrábica (vide acima).
OBSERVAÇÕES GERAIS:
- Por questões ambientais, não é permitido levar animais de estimação para a Ilha de Galápagos.
- A caixa de transporte deve ser providenciada por você, de acordo com as especificações da companhia aérea escolhida para a viagem.
- Nunca ministre sedativos ao animal.
VIAGENS DE ÔNIBUS – INTERESTADUAIS
Obs.: Especificações de duas das principais empresas do país (consulte o site da empresa que serve o seu destino/cidade).
Empresa: Itapemirim
Idade: não informada pela empresa
Peso: não estipulado, mas o animal deve ser de pequeno porte. Não é permitido que o animal viaje no colo, na poltrona ou no chão do ônibus, somente na parte superior da poltrona do passageiro;
Taxa: não possui;
– Caixa de Transporte: container (kennel) rígido ou mala flexível;
Dimensões: 18 cm de comprimento e 50 cm de largura;
Máximo de dois pets por embarque.
Documentos necessários:
– Carteira de vacinação completa, comprovante da vacinação antirrábica para animais com idade superior a 90 dias, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada (última dose deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e há menos de um ano em relação à data do embarque);
– Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos, emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de origem do animal (a GTA não é obrigatória). Esse atestado tem validade de 10 (dez) dias, caso a viagem ultrapasse esse tempo, é necessário nova consulta e um novo atestado.
Saiba mais em: http://www.itapemirim.com.br
VIAGENS DE ÔNIBUS – ESTADO DE SÃO PAULO
Empresa: Cometa
Idade: não informada pela empresa
Peso: até 8 kg;
Taxa: Segundo a Portaria ARTESP nº 16, em viagens no estado de São Paulo o animal deverá ser transportado obrigatoriamente no assento ao lado de seu proprietário, portanto a viação informa que o transporte será feito mediante o pagamento de uma passagem integral para o animal. Para que seja permitido o embarque, o responsável pelo animal terá de atender algumas condições. Confira em: http://www.viacaocometa.com.br/web/pt/informacoesuteis/;
– Caixa de Transporte: container (kennel) rígido ou mala flexível “segura e adequada”.
Dimensões: 36 cm de comprimento, 41 cm de largura e altura máxima de 33 cm;
Somente dois pets por embarque.
Documentos necessários:
– (vide acima)
VIAGENS DE CARRO
Se o animal não estiver acostumado a viajar, é bom fazer um rápido “treinamento” com ele. Por exemplo: na semana anterior à viagem, procure leva-lo para passeios diários de carro. Pegue a estrada no começo da manhã ou à noitinha, quando a temperatura é mais amena.
Evite fazer uma viagem apressada. O ideal é se programar para ir parando no caminho, de modo que o seu companheiro, principalmente se for um cão, possa arejar um pouco, fazer as necessidades, beber água etc.
Leve o bichinho dentro de uma caixa de transporte confortável e bem arejada. Para que ela não fique sacolejando, o que aumenta o risco em caso de acidente e pode causar enjoos ao animal, prenda a caixa com o cinto de segurança no banco traseiro. Não é seguro levar o pet solto no carro, nem deixar a caixa de transporte no colo de alguém.
E lembre-se: nunca deixe o seu amigão sozinho no carro, mesmo que seja por poucos minutos.
Leave a Comment