A pandemia alterou a forma de vermos o mundo, a vida. Questionou hábitos, acelerou processos, exigiu novos comportamentos. Entre tantos aprendizados, onde entram os animais?
O convívio mais intenso com os pets durante o confinamento fez com que fossem mais percebidos e valorizados. Tivemos muitas adoções mas, por outro lado, nossos companheiros nunca foram tão abandonados em algumas regiões do país, infelizmente.
Em um momento tão desafiador, o único caminho é agir pela vida. Os animais, seres mais frágeis e indefesos do planeta, nunca precisaram tanto de nossa ajuda e proteção.
A solidariedade falou mais alto. Graças à ajuda de pessoas como você, pudemos seguir com nossas ações e manter a esperança de um futuro melhor! Se já fizemos muito, ainda há muito a ser feito pela nossa amada fauna doméstica e silvestre.
Em meio a tantos desafios, somos gratos por poder compartilhar algumas conquistas realizadas com o seu apoio:
– PANTANAL. A TRAGÉDIA QUE NÃO PODE SE REPETIR.
Os incêndios que atingiram o Pantanal e a vida silvestre podem e devem ser prevenidos. Integramos uma grande coalização internacional de ONGs junto a organizações intergovernamentais e instituições de investimentos globais. Pressionamos investidores para que exijam dos governantes políticas de respeito ao meio ambiente e à fauna. Graças a movimentos como esse, a transformação para um modelo mais sustentável, com menos desmatamentos e a prevenção de futuras pandemias, foram incluídas como prioridades para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
– MANIFESTO NO DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS DURANTE A PANDEMIA.
O risco de uma pandemia dessa magnitude já vinha sendo alertado por especialistas há anos. Os abusos impostos no trato aos animais já foi claramente comprovado como responsável por danos a nós mesmos, como nos casos da gripe suína, gripe aviária e Ebola – para citar apenas alguns. A ARCA Brasil se uniu a 70 organizações não governamentais de todo o mundo no “Animal’s Manifesto” exigindo que o bem-estar animal seja considerado nas políticas de recuperação e financiamento global no pós #COVID19.
Neste manifesto, apelamos a líderes mundiais, instituições internacionais, partidos políticos e todas as partes interessadas para que revejam urgentemente os esforços e investimentos em resposta ao COVID-19, diante da necessidade gritante de uma mudança transformadora que inclua a exploração dos animais pela humanidade.
– MOBILIZAÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL – IMPEDIMOS A LIBERAÇÃO DA CAÇA.
Nossa fauna silvestre corre riscos sem precedentes. O “PL das Armas” abria brecha para liberar a caça aos animais silvestres no País. A ARCA Brasil, junto com outras organizações nacionais, mobilizou a sociedade a pressionar os deputados. Como representante da América Latina no International Police Forum, a ARCA motivou organizações mundiais a manifestarem aos congressistas seu posicionamento contra a liberação da caça no Brasil. Após muita luta, um acordo excluiu do PL o risco de caça aos animais silvestres.
Esta conquista nos enche de esperança, mas estamos alertas, outros PLs sobre a caça tramitam no Congresso.
– MILHÕES DE PESSOAS ALERTADAS. MILHARES DE ANIMAIS SALVOS – LIDERANÇA NO COMBATE À LEISHMANIOSE.
Desde 2012, a campanha da ARCA “Prevenção é a melhor solução – O cão não é o vilão” está na linha de frente do combate à leishmaniose visceral canina (LVC), a principal zoonose do País. A doença – endêmica em regiões do norte, nordeste e centro-oeste – agora ronda grandes centros urbanos, como São Paulo. Transmitida pelo mosquito palha, que se alastra em rotas de desmatamento, a LVC pode e deve ser prevenida, além de tratada, ao contrário do que recomenda um decreto de 1963 que propõe a “eliminação” dos animais infectados.
Para conscientizar sobre a doença, a ARCA criou o maior portal de informações sobre a LVC do país, que, juntamente com as redes sociais, alcançaram 12 milhões de pessoas até hoje. Por esse trabalho tão importante, fomos convidados a debater no WorldLeish, o Congresso Mundial sobre a LVC.
– UM TRABALHO ÚNICO. UMA REFERÊNCIA NA ÁREA ANIMAL.
Para lançar sua primeira edição Especial Animal, a renomada revista SAÚDE teve a ARCA como parceira em temas relevantes para o bem-estar animal. Marco Ciampi, presidente da ONG, assina um sensível artigo contra o abandono de cães e gatos nessa publicação da Editora Abril.
– PIONEIRISMO EM TÉCNICAS DE CASTRAÇÃO SALVA MILHARES DE VIDAS.
Até a década de 1990, cães e gatos errantes estavam à mercê da captura e extermínio – a abominável carrocinha. Hoje programas de Castração, Registro e Identificação fazem parte de políticas públicas de cidades como São Paulo, inspirados no Programa Ético de Controle Populacional, que criamos em 1996, e que iniciou uma nova era para as políticas do setor.
Em 27 anos de atuação, nossa ONG sempre foi pioneira em atuar na raiz dos problemas, com soluções técnicas aos desequilíbrios que geram sofrimento animal em larga escala nas cidades do País.
– MAIS ACESSO À ADOÇÃO E CASTRAÇÃO. UNINDO OS VETERINÁRIOS DO BEM.
O programa Veterinário Solidário é outra iniciativa inovadora da ARCA, ao reunir profissionais de todas as regiões do país, que praticam uma medicina mais inclusiva e acessível. A iniciativa foi apresentada no Congresso Mundial WASAVA, em 2009, como um modelo válido para os países em desenvolvimento.
No site da ARCA Brasil, mais de 100 desses profissionais de todo o país oferecem serviços de adoção de animais e castrações a preços reduzidos.
COMBATE ÀS INJUSTIÇAS E MAUS TRATOS. INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO.
TUDO ISSO É IMPORTANTE PARA VOCÊ? ENTÃO CONTINUE APOIANDO NOSSO TRABALHO!
Conheça outras ações da ARCA em: www.arcabrasil.org.br
São 27 anos em defesa dos animais!
Uma história grandiosa, que conta com seu generoso apoio para continuar.
Muito obrigado pela confiança e suporte à nossa missão em prol desses seres indefesos.
Juntos, estamos criando um mundo melhor e mais justo para os animais de todo o Brasil!
Leave a Comment