Muito pior e mais rápida que a transmissão da Covid-19 é a sórdida disseminação de notícias falsas, que tem levado pessoas mal informadas a se desfazer de seus inocentes amigos de estimação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até agora, não há evidência alguma de que cães e gatos possam ser infectados ou mesmo espalhar o novo coronavírus, causador da doença Covid-19. “Não há justificativa em tomar medidas contra animais de companhia, que possam comprometer o bem-estar deles”, alerta a OMS.
O esclarecimento desmente informações sem fundamento científico que se espalharam pela China e Europa, motivando o abandono e o sacrifício de milhares de cães e gatos.
Durante o pico da doença na China, a notícia de que um cãozinho de uma mulher portadora da Covid-19, deHong Kong, teve resultado positivo para o coronavírus causou temor entre tutores de animais. O fato é que, depois de repetidos testes, constatou-se que o cachorro era “fracamente positivo”, tratando-se possivelmente de um caso de transmissão de humanos para animais, segundo informações do Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação de Hong Kong. O animal não apresentou sintomas da doença. Seguindo os protocolos sanitários, ambos ficaram em quarentena.
Veja o que recomenda a OMS para quem convive com pets: “é sempre uma boa ideia lavar suas mãos com água e sabão após o contato com os pets. Esse hábito protege o animal de várias bactérias comuns, como E. coli e Salmonella, que são transmitidas entre pets e humanos.”
Portanto, tutores infectados pela Covid-19 devem ter com os pets a mesma precaução que teriam com outros membros da família. A recomendação do CDC (Centros para Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos) é restringir o contato de doentes com pets e outros animais, deixando os cuidados deles a cargo de outra pessoa. Caso isso não seja possível, evite abraços, beijos, lambidas ou compartilhar alimento com os peludos. Lave sempre as mãos antes e depois de interagir com os bichos e use máscara.
Como a gente sabe, quem ama, protege. Sempre! ❤️🐾
Saiba mais no site do Conselho Federal de Medicina Veterinária:
http://portal.cfmv.gov.br/noticia/index/id/6455/secao/6
Leave a Comment